A Parashá de Vayigásh fala do reencontro de José com seus Irmãos no Egito.
Nela há uma passagem muito interessante: o povo Egípcio, com extrema fome, já tinha gastado todo ouro comprando comida para não morrerem de fome. Eles também já tinham entregado todos os animais ao Faraó em troca de comida. Era o segundo ano da fome severa no Egito. Eles não tinham mais nada para trocar por comida. Então só lhe restaram trocar o próprio corpo e a própria terra em troca de comida, e assim o fizeram (Gênesis/Bereshit 47:23-24):
כג וַיֹּאמֶר יוֹסֵף אֶל-הָעָם, הֵן קָנִיתִי אֶתְכֶם הַיּוֹם וְאֶת-אַדְמַתְכֶם לְפַרְעֹה; הֵא-לָכֶם זֶרַע, וּזְרַעְתֶּם אֶת-הָאֲדָמָה.
כד וְהָיָה, בַּתְּבוּאֹת, וּנְתַתֶּם חֲמִישִׁית, לְפַרְעֹה; וְאַרְבַּע הַיָּדֹת יִהְיֶה לָכֶם לְזֶרַע הַשָּׂדֶה וּלְאָכְלְכֶם, וְלַאֲשֶׁר בְּבָתֵּיכֶם–וְלֶאֱכֹל לְטַפְּכֶם.
“Eis que vos comprei hoje e à vossa terra, para o Faraó; tomai semente, e semeareis a terra. E nos tempos das colheitas dareis o quinto ao Faraó e as quatro partes serão para vós, para semente do campo, e para vosso mantimento, e para os que estão em vossas casas, e para que comam vossas crianças.”.
Pensem bem: como escravos o povo deveria pagar 1/5 (20%) de sua produção ao Faraó.
Quanto você paga de imposto? Não vês? Você é um escravo do Estado e sua condição é muito pior que a dos escravos Egípcios.
Você precisa fazer log in para comentar.